Contactos

BETEL CONSULTORIA CONTABIL E ADMINISTRAÇÃO DE IMOVEIS

  • Pessoa de contato: OLIVEIRA
  • Telefone: +55 (21) 3566-16-99
  • +55 (21) 99329-70-99
  • Endereço postal: RUA SILVA CARDOSO N 198 SALA 108, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 21810-032, Brasil

Horário de funcionamento

Renovações do site

PONTO COMERCIAL 1º PASSO PARA O SUCESSO

PONTO COMERCIAL 1º PASSO PARA O SUCESSO

27/03/13

Escolher o ponto comercial é uma das maiores dúvidas do empreendedor que deseja abrir um novo negócio. E essa decisão é crucial para o sucesso das empresas.
A vantagem de um ponto comercial movimentado é que o empresário não precisa investir muito em propaganda para atrair clientes, que passam na frente da loja. Mas, além do ponto, o sucesso do negócio depende da capacidade do empresário de fazer o cliente entrar na loja e gastar.
Um bom começo é uma vitrine muito bem planejada, que chama a atenção. Ao se deparar com produtos bem visíveis, organizados por cor em um fundo branco, a cliente Graziela Babetto resolveu entrar. “Passei na frente, olhei a loja, os produtos, a vitrine e entrei”, diz.
Todos os dias, entram 80 clientes na loja de calçados do empresário Vagner Mazzali, que começou a faturar cerca de R$ 100 mil por mês desde a abertura. Ele tem o motivo na ponta da língua. “O ponto comercial é 50% do início de um negócio. A boa escolha desse ponto é fundamental pra que o negócio de certo”, diz Vagner Mazzali.
Dentro da loja há boa iluminação, muitos espelhos, jardim interno, carpete para conforto dos pés. As prateleiras exibem 150 modelos de calçados e os funcionários servem até água e café para os clientes.
O empresário já montou outras três lojas de calçados e vai abrir a quarta ainda neste ano. “O ponto eu vou escolher com um olhar super clínico, como eu escolhi essa loja, e para ter o mesmo sucesso que eu tive com essa loja na escolha do ponto”, diz.
É importante fazer uma pesquisa da região, uma pesquisa socioeconômica da região, uma pesquisa de preços praticados se houver concorrência, uma pesquisa de quanto custa o aluguel para, justamente com estas informações, ter uma ideia de fluxo de pessoas, ter uma ideia de custos envolvidos e ter uma ideia de resultado que vai ter o seu negócio.
Em alguns casos, o segredo para identificar um bom ponto comercial é justamente olhar para o vizinho. A capital paulista tem hoje 59 ruas chamadas de temáticas, que se tornam referência para o consumidor em determinado segmento.
Na Teodoro Sampaio, por exemplo, há várias lojas, uma do lado da outra, vendendo a mesma coisa: instrumentos musicais e acessórios. Ninguém reclama da concorrência: ao contrário, quanto mais perto do concorrente, melhor.
“Eu adoro a concorrência. Eu acho que tem que ter maior variedade para a pessoa poder escolher seu instrumento, a marca, variedade, a cor”, diz o empresário Eduardo Palombo.
Montar qualquer negócio é um desafio e, com certeza, o ponto faz parte desse desafio. Não seja precipitado, vá atrás, seja persistente. Isso faz parte do sucesso do seu negócio'.